como tudo começou? 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

 

 

 

 criado em outubro de 2002, foi fundado por isabela abreu e ricardo panelli.

o grupo terra nasceu do desejo de contribuir para que o mundo pudesse ser um lugar melhor para se viver. 

isabela e ricardo pensaram naquilo que mais gostavam de fazer: viajar e conhecer os lugares mais bonitos da terra. refletiram o quanto eram privilegiados por ter a oportunidade de viajar para tantos lugares espetaculares e em como poderiam possibilitar a outras pessoas esse prazer.

elaboraram um projeto para que pessoas com deficiência pudessem ter mais oportunidades de conhecer as belezas da natureza.

contaram a idéia para a professora lívia, voluntária na instituição laramara como professora de inglês, e ela sugeriu um passeio com seus alunos com deficiência visual. a princípio soou estranho, mas depois o contraponto de levar pessoas com deficiência visual para admirar a natureza fez sentido. tornou-se então o objetivo do grupo: levar pessoas que não enxergam para apreciar os mais belos retratos da natureza.

com a missão de difundir a visão positiva da deficiência visual, a ong grupo terra promove hoje passeios que possibilitam o contato das pessoas com deficiência visual com voluntários que enxergam e com a natureza, através de caminhadas em trilhas, esportes radicais, mergulho, gincanas, entre outros.

com estes passeios, além de viabilizar o lazer, o grupo terra contribui para a desconstrução de idéias pré-concebidas em relação à deficiência visual e oferece aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas, contribuindo assim para melhorar a auto-estima, auto-confiança e desenvolvimento pessoal.

cada voluntário vai com seu próprio carro, para que possa interagir mais com as pessoas com deficiência que o acompanham. a viagem, o processo de interação e a narração começam quando partem do memorial da américa latina. os voluntários têm, além de tudo, uma grande vontade de participar e amor pelo que estão fazendo. é essa energia toda que faz com que o grupo terra tenha, hoje, mais de 1.000 voluntários cadastrados

realmente o objetivo de disseminar uma visão positiva da cegueira, mostrando o que a pessoa com deficiência visual pode fazer, ao invés do que ele não pode, acabou unindo muitos interessados. isto deixa os participantes muito felizes, especialmente porque precisamos de uma transformação de pensamento e atitudes na sociedade com relação à deficiência, o que leva tempo e precisa de muitos braços, mentes e corações.

“para nós, estas viagens são importantes, porque quando uma pessoa fica cega, acha que não vai conseguir fazer mais nada. eu me formei em pedagogia, fiz pós graduação, estou sempre nos passeios e tenho uma vida muito boa sem enxergar” , adriana barsotti, pedagoga e deficiente visual.

hoje, além dos passeios que deram início ao grupo e depois à ONG Grupo terra, a ONG oferece outras frentes de lazer e inclusão social. há uma equipe de corrida de aventura, passeios feitos em SP, cursos de audiodescrição, palestras entre outras atividades que podem ser conferidas nesse site.

 

 
home page     voltar à página anterior       o grupo terra      o que fazemos      a deficiência visual      seja um voluntário      próximos eventos      parceiros      terra a vista - 2009      nossas contas      cadastre-se     área restrita     fale conosco