passeios na natureza - o que é?  
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

Com o objetivo de difundir a visão positiva da cegueira, o Grupo Terra organiza passeios que possibilitam uma interação entre as pessoas com deficiência visual, o voluntário e a natureza. É através dos passeios que as pessoas com deficiência visual entram em contato com pessoas que enxergam, e desse encontro resultam amizades, oportunidades, aprendizados, aceitação, companheirismo e a desmistificação das idéias pré-concebidas sobre a cegueira.
 
Os passeios são sempre realizados em lugares de extrema beleza, próximos à cidade de São Paulo, onde os participantes desfrutam de um dia especial, cheio de diversão, ensinamento, emoção e momentos inesquecíveis.
 
No dia do passeio, o grupo se encontra às 7h da manhã, no Memorial da América Latina – Barra Funda – em São Paulo, e de lá o grupo sai em um comboio de carros, extremamente organizado, para o local onde acontecerá o passeio. Cada voluntário é o acompanhante de uma pessoa com deficiência visual durante todo este dia.
 
Para entender melhor como tudo funciona, todos os participantes do passeio participam de uma palestra explicativa, que é realizada três dias antes da data do evento, para entender todos os detalhes. Desta forma, procuramos que todos estejam em sintonia com o grupo para que o passeio seja um sucesso!

Os passeios são a célula mãe do Grupo Terra. Nosso principal produto / evento. Nesses eventos os participantes entram em contato com mar, montanha, trilhas, cachoeiras, mata, flores, animais e vivem um dia de grande harmonia. Os voluntários tomam conhecimento do mundo da deficiência visual, das capacidades e habilidades de cada um e a pessoa com deficiência, por sua vez, tem a oportunidade de mostrar suas capacidades, mostrar o seu dia-a-dia, se fazer respeitado e incluído.

O passeio é um meio para que as pessoas tomem conhecimento da causa e depois continuem atuando como agentes transformadores na sociedade, no trabalho, na rua, na escola, enfim, na vida.

Nos passeios do Grupo Terra, cada um tem o papel de ser agente transformador na sociedade:
  • a pessoa com deficiência visual tem o papel de se fazer presente, ativo e animado no dia do passeio. Tem o papel de conversar, trocar e contar para a sua dupla o seu dia-a-dia, suas habilidades, dificuldades e receios.
  • o voluntário tem o papel também de estar presente. De trocar informações. De procurar saber a melhor forma de conduzir e agir. Tem o papel de perguntar sobre dúvidas e curiosidades que tenha em relação à deficiência. De tentar entender as habilidades e dificuldades do dia-a-dia da pessoa com deficiência.

Terminado o passeio do Grupo Terra, todos têm o papel de continuar difundindo a visão positiva da cegueira e o respeito à diferença. Cada um irá encontrar uma forma de falar para o outro sobre as capacidades de uma pessoa com deficiência visual. Cada um irá encontrar formas de agir para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e com isso tornar esse mundo um lugar melhor para se viver onde o diferente seja aceito e respeitado.

home page     voltar à página anterior       o grupo terra      o que fazemos      a deficiência visual      seja um voluntário      próximos eventos      parceiros      terra a vista - 2009      nossas contas      cadastre-se     área restrita     fale conosco