são paulo, 06 de maio de 2009
terra a vista  
editorial

fazer a diferença... não importa como... o importante é fazer a diferença. uma vez, o presidente de um grande banco no brasil disse: ‘se cada um mudar a sua rua ao lado, a gente muda o mundo’. é exatamente isso... não precisamos carregar a responsabilidade de querer mudar o mundo sozinhos. isso seria praticamente impossível e muito desistimulante. mas, se trabalharmos em equipe, onde cada um de nós fizer a diferença com as pessoas que convivem em nosso círculo social – familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos –, já estaremos contribuindo de forma considerável para que todos juntos possamos melhorar o mundo em que vivemos. neste edição do terra à vista vamos saber o que a ong grupo terra e seus participantes estão fazendo para melhorar o nosso mundo e conferir uma homenagem especial à uma pessoa que soube fazer a diferença durante sua vida. é como muito respeito e admiração que homenageamos o senhor victor siaulys – um exemplo a ser seguido e eternamente respeitado.

 

victor siaulys – amor, inclusão, perseverança e muito trabalho!

no dia 19 de março o mundo perdeu victor siaulys, um exemplo de cidadão e guerreiro. durante sua trajetória, victor fundou o segundo maior laboratório do país – o laboratório ache – e a associação brasileira de assistência ao deficiente visual – fundação laramara, entre outros inúmeros empreendimentos. filho de imigrantes lituanos pobres, victor, que faleceu aos 73 anos vítima de complicações causadas por um transplante de medula, cresceu no tradicional bairro da pompéia, na cidade de são paulo, numa casa construída por seu pai. foi vendedor de peixe, trabalhou como office-boy e conseguiu se formar em uma das mais tradicionais faculdades do país, a faculdade de direito do largo são francisco.

mas não foi apenas à carreira que victor se dedicou. pai de uma filha cega chamada lara, no dia 7 de setembro de 1991, victor e sua esposa mara criaram a fundação laramara – instituição que busca o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual e física –, que já atendeu mais de oito mil usuários. em 1996, 1997 e 1998, a fundação laramara recebeu o prêmio ‘comunidade solidária’ do governo brasileiro pela proposta realizada na preparação de jovens com deficiência visual para o mercado de trabalho.

sem dúvida nenhuma, victor siaulys foi um dos maiores incentivadores da inclusão social da pessoa com deficiência visual que o nosso país, ou mesmo o mundo, já teve. movido pelo amor incondicional que sentia por sua filha e pelo respeito à diversidade, victor fez a sua parte, mostrando que é possível fazer a diferença quando realmente queremos fazer a diferença. e certamente, ele fez a diferença na vida de muitas pessoas. a ong grupo terra admira imensamente todo o trabalho e esforço realizado pelo senhor victor siaulys e sua esposa mara e reafirma a sua parceria com a fundação laramara em prol da inclusão social da pessoa com deficiência visual para a construção de um mundo mais justo.

 

acontece
 

projeto "ver o gol"
como parte do processo de adequação e melhoria de acessibilidade de pessoas com deficiências aos estádios brasileiros de futebol, que é um dos requisítos da fifa para a realização da copa do mundo de 2014 em nosso país, foi realizado no dia 15 de março, o projeto-piloto ‘ver o gol’, no estádio do morumbi, na capital paulista, durante o jogo são paulo x marília. na ocasião, participaram deste evento 20 pessoas com deficência visual e cinco voluntários da ong, além do pessoal das empresas parceiras desta iniciativa: freeway brasil (agência de turismo idealizadora do projeto), espn (canal de televisão especializado em esportes) e são paulo futebol clube. os participantes se encontraram às 16 horas na estação barra funda do metrô e se dirigiram ao estádio do morumbi, onde ao chegar, receberam um lanche oferecido pelo habibi’s e um rádio com fones de ouvido, para acompanhar todas as emoções do jogo, oferecido pela rádio eldorado-espn. o jogo, que iniciou às 18h10, foi acompanhado pelos participantes do projeto-piloto com muita emoção. ao final da partida, que terminou com a vitória do são paulo por 2 a 1, os partipantes da ong grupo terra foram ao vestiário conhecer pessoalmente os jogadores do time vitorioso. segundo marcelo panico (pessoa com deficiência visual, que participou do projeto-piloto, e responsável pelo núcleo jurídico da ong), este foi um evento maravilhoso e inesquecível. ‘eu, na maturidade de meus 40 anos, voltei a ser criança novamente ao sentir a emoção de retornar a um estádio de futebol, e mais, acompanhado de todos os voluntários da ong grupo terra e do pessoal das empresas envolvidas nesta iniciativa. foi uma surpresa a cada instante’, concluiu marcelo, que foi acompanhado de harley, seu cão-guia. é uma grande satisfação para a ong grupo terra participar deste projeto pioneiro. em breve, esta iniciativa será estendida a todos os participantes da ong
.


equipe de corrida de aventura inicia tempora com força total
a equipe de corrida de aventura da ong grupo terra está de volta a ativa. nos dias 28 e 29 de março, nossos atletas encararam mais uma etapa da adventure camp, que deu início ao circuito 2009, e contou com 74 equipes inscritas. desta vez, o desafio aconteceu na bela e acolhedora cidade de são luis do paraitinga, localizada no vale do paraíba, no interior do estado de são paulo, entre as cidades de taubaté e ubatuba. a equipe, formada por cristiano sousa rodrigues (pessoa com deficiência visual), filipe jerômino, ude lottfi e elisangela bortoletti, teve um excelente desempenho. durante a corrida, a equipe, que enfrentou frio, chuva, terrenos irregulares,muitas subidas e decidas, chegou a estar na vigéssima sétima colocação e chegou ao final da prova na posição 56 – o que é considerado um ótimo resultado diante da quantidade de equipes participantes na prova. agora, nossos atletas se preparam para participar da próxima etapa do circuito, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, na cidade de guararema, também no interior paulista, e das outras duas etapas que serão realizadas no segundo semestre deste ano. além disso, a equipe participou da meia maratona da cidade de são paulo, no mês de abril, e planeja participar da ‘volta na ilha bela’, no litoral norte do estado de são paulo, também no mês de maio. essas iniciativas têm o objetivo de promover a inclusão social da pessoa com deficiência visual por meio do esporte e mostrar para a sociedade que a soma das diferenças enriquece o resultado final do trabalho realizado em equipe
.

se você pratica esporte com frequência, seja corrida de rua, corrida de aventura, ciclismo, triatlhon ou atletismo em geral e considera que tem um bom preparo físico, venha fazer parte da equipe de corrida de aventura da ong grupo terra. envie um e-mail para caminhantes@grupoterra.org, informando seu nome completo, descrevendo a sua programação esportiva e telefone para contato. o núcleo de esportes da ong entrará em contato com você.


projeto caminhantes
mas duas primeiras edições do projeto caminhantes realizadas, respectivamente, em 15 de março e 5 de abril, no parque do ibirapuera, na cidade de são paulo, foram um sucesso. ao todo já participaram desta iniciativa 33 pessoas com deficiência visual, 44 voluntários e dois cães-guia. o projeto, que visa promover mais qualidade de vida para as pessoas com e sem deficência visual, prevê também estreitar os laços de amizade entre os participantes e preparar novos atletas para competições de rua como caminhadas e corridas. nas duas edições, a professora de educação física e atleta da equipe de corrida de aventura da ong grupo terra, elisangela bortoletti, foi a responsável pela coordenação das atividades, que iniciaram às 9 horas da manhã com um alongamento preparatório. durante as atividades, que finalizaram às 11h30, o grupo teve a oportunidade de fazer exercício físico, colocar o papo em dia e curtir um dos parques mais arborizdos da capital paulista. esta iniciativa é aberta a todas as pessoas que praticam ou não algum tipo de atividade física e que sejam ou não participantes da ong grupo terra. esta é um excelente oportunidade para você convidar alguém especial para conhcer a nossa ong. a próxima edição do projeto caminhantes acontecerá no dia 24 de maio. se você ainda não participa do projeto, mas tem vontade de começar, não é preciso se inscrever antecipadamente. basta chegar pontualmente às 9h30 ao local marcado e pronto (confira a seguir mais detalhes). e não se esqueça, no dia do projeto caminhantes, venha devidamente vestido com roupas leves e confortáveis, tênis, traga a sua garrafinha ou squeeze com água e muita animação e energia.

próximo projeto caminhantes:
quando: 24 de maio
horário: das 9h às 11h
local: parque do ibirapuera – ponto de encontro: praça do porquinho (pontualmente às 9 horas da manhã). a praça do porquinho fica a 100 metros do portão 6, localizado à avenida IV centenário.

para aqueles que forem de ônibus:

  1. desça na estação santa cruz do metrô. dentro da estação há um terminal de ônibus,
  2. pegue o ônibus rio pequeno e peça para descer em frente ao portão 6 do parque do ibirapuera, à avenida IV centenário. voluntários da ong grupo terra estarão esperando as pessoas com deficiência visual para auxiliar no transfer até a praça do porquinho.

terra sp "jardim botânico"
mno último dia 25 de abril foi realizada mais uma edição do terra sp. desta vez, os participantes do passeio (20 pessoas com deficiência visual e 20 voluntários) visitaram um dos lugares mais surpreendentes da cidade de são paulo – o jardim botânico. os integrantes se reuniram às 8 horas da manhã na estação são judas do metrô e justos se dirigiram ao jardim botânico. durante o passeio, o grupo teve a oportunidade de estar em contato extremo com a natureza e conhecer diversas curiosidades sobre a flora brasileira. logo no começo do passeio, os participantes se dividiram em dois grupos, que percorreram o ‘jardim dos sentidos’, onde todos puderam sentir o aroma e a textura de diversas hortaliças que são usadas em nosso cotidiano, como boldo, citronela, manjericão, anis e babosa. o grupo ainda passeou ao redor do lago das ninféias – planta aquática da família da vitória régia –, e seguiu em direção à trilha da nascente, passando pelo túnel de bambus. ao chegar à trilha, todos puderam sentir o frescor e a umidade típica da mata atlântica, ouvir o canto dos pássaros e o som da nascente do riacho do ipiranga, que tem uma grande importância na história de nosso país.


curso livre de teatro para pessoas com deficiência visual, física e auditiva

se você é uma pessoa com deficiência visual, física ou auditiva e sempre quis fazer parte de um grupo de teatro, mas nunca teve oportunidade, isso é passado! a oficina dos menestréis, dirigida pelo diretor deto montenegro, oferece vagas para novos alunos. o curso é gratuito e as aulas acontecem aos domingos, das 15h30 às 17h30, no teatro dias gomes, localizado à rua domingos de morais, 248 – vila mariana, próximo à estação ana rosa de metrô.

há quatro anos a oficina dos menestréis realiza um belíssimo trabalho de inclusão social incentivando pessoas com deficiência a mostrarem seus talentos artísticos no teatro. muitos integrantes da ong grupo terra com deficiência visual já participaram ou participam deste projeto. para saber mais sobre essa iniciativa e como se inscrever, entre em contato com roseli garcia (assistente do diretor deto montenegro) pelo telefone (11) 9353-4559. participe você também deste projeto e faça parte dos emocionantes musicais, repletos de alegria e energia, que o grupo realiza.


inicia ciclo de palestras sobre a deficiência visual - participe!

conforme mencionado na edição do terra à vista do mês de março, o núcleo de palestras e projetos da ong preparou um ciclo de palestras muito interessante, que é oferecido a todos os participantes da ong grupo terra, familiares e amigos. as palestras acontecerão no auditório da telefônica, localizado à rua martiniano de carvalho, 851 – próximo à estação vergueiro do metrô e ao hospital beneficência portuguesa, e terão duração de 2 horas (das 19h30 às 21h30). o primeiro encontro será realizada no próximo dia 14 de maio (quinta-feira) e o tema tratado será ‘audiodescrição’. esta será uma excelente oportunidade para saber mais sobre o ‘mundo da deficiência visual’ e estar mais preparado para colaborar na construção de um mundo mais justo e inclusivo. para participar não é preciso fazer inscrição antecipadamente e nem pagar taxa, basta chegar ao local da palestra no horário marcado.

 

notícias
 

notícias sobre o mundo da deficiência visual

esta seção foi criada especialmente com o objetivo de trazer as última notícias, novidades e curiosidades sobre o mundo da deficiência visual’. aqui você encontrará importantes informações para que você seja sempre um agente multiplicador terra bem preparado. boa leitura!

  • a informática ao alcance das pessoas cegas: clique aqui e saiba mais!
  • minha primeira aventura com a bengala: clique aqui e saiba mais!
  • são paulo inova e adota iniciativa alemã de inclusão social de cegos: clique aqui e saiba mais!
  • curso de intervenção fonoaudiológica: clique aqui e saiba mais!
  • alunos do são rafael se emocionam em aeroporto: clique aqui e saiba mais!
  • cotidiano de um cego no metrô – o bafo de belzebu: clique aqui e saiba mais!
  • aberta seleção para coordenação do programa objetivos do milênio com enfoque
    em gênero e raça, no brasil: clique aqui e saiba mais!
  • o tato facilita a aprendizagem da leitura: clique aqui e saiba mais!
  • centro de apoio a deficientes visuais em rio branco realiza trabalhos diários voltados à compreensão da realidade social: clique aqui e saiba mais!
  • palestra aborda a acessibilidade em edificações: clique aqui e saiba mais!
  • professores e gestores participam de oficinas sobre educação inclusiva: clique aqui e saiba mais!
  • serviço de células-tronco é traduzido para o português: clique aqui e saiba mais!

 

cadastre-se
 

cadastre-se no site do grupo terra
por meio de nosso cadastro você estará sempre bem informado sobre tudo o que acontece na ong grupo terra. qualquer alteração que você queira fazer em seu cadastro, acesse o nosso site clicando aqui.
 
terra à vista é uma publicação eletrônica mensal da ong grupo terra destinada a todas as pessoas devidamente cadastradas no site da ong (www.grupoterra.org). os conteúdos aqui publicados são de autoria e responsabilidade do núcleo de comunicação e marketing da ong grupo terra. em caso de dúvidas, sugestões ou elogios, favor enviar mensagem para humanos@grupoterra.org.

 

 
home page     voltar à página anterior       o grupo terra      o que fazemos      a deficiência visual      seja um voluntário      próximos eventos      parceiros      terra a vista - 2009      nossas contas      cadastre-se     área restrita     fale conosco